Dando aulas a crianças chinesas
Como alguns de vocês já sabem, comecei a dar aulas a crianças chinesas com idades entre os 10 e 12 anos. O objectivo é ensinar-lhes novas palavras em inglês mas não só, o ponto principal é falar de temas que lhes interessam e dar-lhes coragem e carinho para viverem as sua vidas de uma maneira mais harmoniosa. Estas crianças mudaram-se com a família do campo para a cidade e ainda se estão a adaptar a esta nova vida. Muitas delas não têm o apoio da família e necessitam de alguém que lhes dê carinho e atenção.
Na minha primeira aula eu não sabia bem o que dizer e estava muito nervosa, mas passou tão rápido que nem deu para pensar no nervosismo. Os miudos são muito espertos e até falam um pouco de inglês! Quando eles não percebem o que digo as minhas colegas chinesas traduzem para eles. Têm sido uma grande ajuda.
Numa das aulas o tema foi coragem e falamos sobre o que é a coragem para cada um e quais são os nossos sonhos. Dissemos também que eles não precisam de ter vergonha de mostrar aos pais o quanto gostam deles e lançámos o desafio de eles naquele dia quando chegassem a casa dizerem aos pais "i love you". O t.p.c. foi relatar a experiência e falar sobre os seus sonhos. Vejo que são crianças muito corajosas e que só precisam de um empurrãozinho e palavras de incentivo para fazerem tudo aquilo que sempre quiseram e que sonham.
Mostro aqui alguns exemplos de textos que eles escreveram para a professora Luísa :)
Ps: se tiverem ideias de temas para as próximas aulas agradeço imenso que partilhem!
O meu nome é Luísa Gomes, tenho 20 anos e estou no último ano da licenciatura de Gestão no ISCTE Business School. Sou natural de Coimbra, Portugal.
Nos próximos 5 meses irei estar em Nanjing, China a terminar os meus estudos, no âmbito de um programa de intercâmbio realizado entre a minha faculdade e a correspondente em Nanjing.
A criação deste site, associado a um blogue, surgiu para contornar um obstáculo encontrado, que é o da falta de liberdade de expressão e imprensa, que põe em causa o contacto com o mundo através de, por exemplo, redes sociais. Assim, surge com intuito de relatar todas as minhas aventuras, experiências e factos da sociedade chinesa, bem como divulgar o meu projecto "Uma experiência de vida - Relato de uma viagem pela China na 1ª pessoa". Este consistirá no desenvolvimento de competências académicas, empresariais e sociais e no estabelecimento de contacto entre Portugal e a China.
A actividade lectiva circunscrever-se-á a uma pequena parte do tempo disponível, sendo que haverá lugar à execução de outras actividades fundamentais no âmbito do projecto que vos apresento - voluntariado e promotoria empresarial. Ou seja, será uma viagem multidisciplinar caracterizada por uma itinerância constante, em diversas regiões, por deslocações a empresas e pela prestação de serviços. Para tal, contarei com o patrocínio da Associação Tempos Brilhantes, a qual vou representar durante toda a viagem, e com os contactos que estabelecerei ao longo do tempo.
Espero que me acompanhem nesta viagem e nas minhas aventuras. Vai ser algo único que quero partilhar com vocês!