E assim o tempo passa…
12/03/2014: Um mês já se passou desde que cheguei a este porto. Um mês de descobertas, sensações e experiências que nunca antes tinha vivido, um mês em que um sonho e expectativas de meses se tornaram reais. Na verdade, a realidade não correspondeu ao que tinha no meu pensamento, foi às vezes pior e outras melhor do que aquilo que tinha imaginado. Tem sido um misto de emoções que me fazem crescer e estar grata por ter esta oportunidade. Emoções e momentos que me fazem pensar a todos os segundos na minha família e no quão lhes tenho a agradecer o facto de poder estar aqui, a viver esta nova realidade.
Neste mês que passou, conheci pessoas de todo o mundo, tão diferentes de mim, mas ao mesmo tempo tão iguais. Pessoas que partiram sozinhas dos seus países em busca de oportunidades únicas e que neste momento não trocariam isto por nada. Eu mesma posso já dizer que não trocaria isto por nada.
Ao longo destas semanas tenho tido a oportunidade de passear, estudar e de aproveitar todos os momentos:
- Experimentei as artes marciais tradicionais (tai shi e kong fu), aulas de Dança Jazz (que de Jazz não têm nada, mas sim de erotismo) e o ginásio da universidade, sempre cheio de estudantes chineses a fazer os possíveis e impossíveis para ficarem em forma (apesar do ideal de corpo deles ser bem diferente do nosso)
- Fui à montanha da cidade e caminhei quilómetros para chegar ao ponto mais alto. Desse mesmo ponto, apanhei um autocarro de volta para a cidade que quase caía aos bocados e não havia lugares sentados
- Fui abordada diversas vezes por jovens chineses que faziam questão de tirar fotografias connosco e publicar nas redes sociais deles para mostrar aos seus amigos. Houve até uma situação em que uma mãe obrigou literalmente o filho a tirar uma foto connosco, enquanto ele fazia uma birra e fugia de nós
- As experiências gastronómicas foram infinitas e o menu ainda não é decifrável em muitos restaurantes. Há que ter cuidado quando se pede galinha, porque muitas das vezes são servidos apenas os ossos e gordura, algo que não consigo comer por melhor aspeto que tenha. Provei também os famosos Dumplings, um petisco tradicional chines feito com uma massa cozida ou frita e que no interior têm os mais variados recheios
- As aulas do curso de gestão ainda não foram muitas, mas a primeira cadeira já está feita. O exame final consistiu na visualização de um filme e posterior resposta a um questionário em grupos de 3 pessoas. Já as aulas de mandarim, têm sido bastante produtivas e sinto-me cada vez mais parte desta sociedade, conseguindo já compreender algumas coisas essenciais
Os dias têm passado a correr, mas têm valido muito a pena!
Aproveito para deixar uma mensagem aos amigos e familiares: nunca desistam de tentar realizar os vossos sonhos, e cumprir as vossas promessas. Mesmo que aos nossos olhos não existam mais esperanças, é preciso ter coragem e determinação!
O meu nome é Luísa Gomes, tenho 20 anos e estou no último ano da licenciatura de Gestão no ISCTE Business School. Sou natural de Coimbra, Portugal.
Nos próximos 5 meses irei estar em Nanjing, China a terminar os meus estudos, no âmbito de um programa de intercâmbio realizado entre a minha faculdade e a correspondente em Nanjing.
A criação deste site, associado a um blogue, surgiu para contornar um obstáculo encontrado, que é o da falta de liberdade de expressão e imprensa, que põe em causa o contacto com o mundo através de, por exemplo, redes sociais. Assim, surge com intuito de relatar todas as minhas aventuras, experiências e factos da sociedade chinesa, bem como divulgar o meu projecto "Uma experiência de vida - Relato de uma viagem pela China na 1ª pessoa". Este consistirá no desenvolvimento de competências académicas, empresariais e sociais e no estabelecimento de contacto entre Portugal e a China.
A actividade lectiva circunscrever-se-á a uma pequena parte do tempo disponível, sendo que haverá lugar à execução de outras actividades fundamentais no âmbito do projecto que vos apresento - voluntariado e promotoria empresarial. Ou seja, será uma viagem multidisciplinar caracterizada por uma itinerância constante, em diversas regiões, por deslocações a empresas e pela prestação de serviços. Para tal, contarei com o patrocínio da Associação Tempos Brilhantes, a qual vou representar durante toda a viagem, e com os contactos que estabelecerei ao longo do tempo.
Espero que me acompanhem nesta viagem e nas minhas aventuras. Vai ser algo único que quero partilhar com vocês!