Blogue

16-02-2014 20:46

Após chegar a Nanjing (sem malas e num táxi em que para além do taxista ia a sua família toda), fui recebida pela Estefânia, uma rapariga Chilena com a qual já tinha falado em Portugal. Ela ajudou-me a tratar das burocracias na residência e lá me instalei. O quarto apenas estava equipado com lençóis básicos, um mini frigorífico e um fervedor de água. A minha nova amiga emprestou-me um édredon para eu passar bem a primeira noite. Se não fosse ela a esta hora ainda estaria a tentar comunicar com as senhoras da receção, que só falam mandarim.

No dia seguinte, acordei e senti-me num mundo completamente à parte, onde a minha língua não é falada e o inglês poucos chineses sabem, e onde nada conhecia. Senti-me completamente desamparada, caída de para-quedas nesta cidade gigante, com cerca de 10 milhões de habitantes. Levantei-me e dirigi-me a um táxi para ir ao Walmart comprar o que precisava, como roupa e toalhas de banho. Para tal, tive que ir ao Google tradutor e escrever para onde queria ir, tirei foto e mostrei ao taxista, pois só assim me conseguia expressar. Na volta, estava eu à espera de um táxi para voltar para casa e a certa altura sinto alguém tocar-me nas costas. Susto! Era uma senhora chinesa, na sua acelera que anda a 20km/h, que me abordou a perguntar se eu queria boleia. Eu aceita e lá fui, sentindo-me por um lado contente e a rir-me da situação, mas por outro a pensar “por favor, leva-me ao sítio certo”. Após perguntar a umas 3 pessoas onde era o local que lhe mostrei, lá cheguei a casa sã e salva!

Já era Sábado, o dia da chegada das minhas malas, e resolvi ir passear pela zona. Andei, andei, andei e encontrei duas raparigas chinesas a quem perguntei onde era o Walmart, pois queria lá voltar e sabia que já tinha passado ali no dia anterior (de mota). Elas falavam inglês, milagre! Ofereceram-se para ir comigo de metro e lá fomos. A viagem custou 0,30€. Entretanto começámos a apresentar-nos e a falar um pouco sobre nós. Eu disse a minha idade e elas ficaram muito surpreendidas, pois na China os jovens só podem sair do país com a companhia dos pais. Estavam muito envergonhadas e disseram que eu era muito bonita. Que queridas! :) Trocámos contactos e ficámos de nos encontrar para eu lhes ensinar inglês e elas me ensinarem mandarim (ver fotos). Afinal nem tudo é mau!

Continuando…

À noite fui jantar com a Estefânia e os amigos dela a um restaurante Japonês, Teppanyaki mais especificamente, em que tínhamos um cozinheiro à nossa frente a grelhar o peixe e a carne (ver fotos). Éramos cerca de 15 pessoas, quase todos latinos (Perú, Colômbia, Chile e Panamá) e por isso foi fácil comunicar! São pessoas 5 estrelas e “obrigaram-me” a fazer um discurso por ser a mais nova do grupo (eles já cá estão quase todos à mais de um ano). Depois fomos a uma discoteca chinesa, mas mais parecia que estava em Portugal, pois o género de música era igual ao que passa em muitos bares do nosso país, nomeadamente música latina e brasileira. Os estrangeiros não pagam entrada nem bebidas, porque somos como “estrelas” para os chineses e quanto mais forem aos seus bares, mais reputação estes têm. Resumindo, foi uma noite bem passada e que serviu para me ambientar mais a este novo país.

Até à próxima!

13-02-2014 18:02

12/02/2013: 4h30 AM

Toca o despertador. Acordo atordoada sem perceber muito bem o porquê do despertador tocar tão cedo. Faz-se um clique, chegou o dia que tanto esperei! Visto-me e vou com os meus pais para o aeroporto. Estava a correr tudo bem, uma despedida como tinha imaginado, até ao momento em que passo o segurança e este me diz que já não ia a tempo de apanhar o voo. Isto porque o embarque era às 06h40, para o avião partir às 07h25 e eu passei o segurança às 07h05, pensando na minha rica ignorância que se chegasse às 07h20 estava tudo ótimo. Desespero! Dei um último abraço aos meus pais e corri com todas as minhas forças até já não poder mais e pedi que por milagre ainda estivessem à minha espera. Entretanto, no meio de tanta correria os meus pais foram avisar que eu estava atrasada e lá consegui apanhar o avião. Alívio!

Pensava eu que já estava tudo prontinho para arrancar, ainda a recuperar o folego, quando avisam que o avião só ia partir daí a 40 minutos por causa do mau tempo. Esperei 40 minutos, 50 minutos, 1 hora, até que o avião partiu para Madrid onde já só iria ter 30 minutos para apanhar o voo seguinte para Pequim. Chego a Madrid, nova correria para apanhar o segundo voo, desta vez com uma funcionária do aeroporto a acompanhar-me e já com o meu bilhete nas mãos. Atravessámos dois terminais (intermináveis) e entrei no avião. Senti-me uma estranha, pois a maioria dos passageiros eram chineses e olhavam para mim de alto a baixo como se fosse um ser diferente.

O avião partiu, foram 11 horas de voo e finalmente cheguei a Pequim, para daí a 5 horas apanhar o último voo para Nanjing. Tive que passar pelos serviços de estrangeiros para ser revistada, apanhei um mini metro que anda dentro do aeroporto e cheguei à zona de levantamento da bagagem para levantar as minhas malas que tinham sido despachadas especificamente para Pequim. Novamente esperei, esperei, esperei…até que já não havia mais malas a circular e as minhas não tinham aparecido. NÃO, desespero nº 2! Procuro alguém que fale inglês e dirijo-me ao gabinete responsável pelas bagagens. Venho a perceber que as malas tinham ficado em Madrid, porque devido ao atraso do primeiro voo não houve tempo para transferi-las de um avião para outro. Após tentativa de comunicar com a funcionária e de todas as burocracias necessárias, descubro que só terei acesso às minhas malas no Sábado, dia 15 de Fevereiro. Até lá vou-me desenrrascando com o malote que trouxe em mão e os supermercados que existam perto da Residência.

Resolvidos os problemas só me restou esperar 5 horas pelo voo para Nanjing. Fica uma mostra da diversão que foi:

 

10-02-2014 17:42

China

Trata-se do maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo (cerca de um sétimo da população do mundo). É caracterizada por ser uma república socialista, governada pelo Partido Comunista da China, mas que tem vindo a demonstrar sinais de crescente capitalismo. Sendo que, desde a introdução das reformas económicas em 1978, se tem tornado uma das economias de mais rápido crescimento no mundo, considerado o segundo maior exportador do mundo e o terceiro maior importador de mercadorias do planeta. Trata-se de uma superpotência emergente e conta com um PIB (Produto Interno Bruto) estimado em 7,3 triliões de dólares. 

O seu sucesso comercial tem sido devido principalmente ao seu baixo custo de produção, nomeadamente no que toca a uma combinação de fatores como mão-de-obra de baixo custo, boa infraestrutura, bom nível de tecnologia, alta produtividade e uma moeda muito desvalorizada. 

Para além de ser descrito como comunista e socialista, o governo Chinês também tem sido considerado como autoritário, com fortes restrições em áreas como a internet, imprensa, direitos reprodutivos e liberdade de religião. A nível cultural, é de referir que os idiomas mais falados na China pertencem à família linguística sino-tibetana, sendo que existem vários grupos linguísticos: mandarim (língua nativa), o wu (inclui o xangainês), o yue (inclui o cantonês e o taishanês), o min (inclui hokkien e teochew), o xiang, o gan e o hakka. 

 

Província Jiangsu 

 
A Província de Jiangsu, cuja capital é Nanjing, surgiu quando os “alienígenas” que colonizaram a Antiga China transmitiram a sua arte chamada Kung Fu para os humanos que ali habitavam. Inicialmente, era apenas uma região periférica, cheia de favelas e praias, apenas com o intuito de fazer número populacional e atrair empresas estrangeiras. Hoje em dia, é uma das províncias mais importantes para o país e a sua localização costeira é muito conveniente para a comunicação com o mundo exterior, levando ao seu rápido desenvolvimento ao nível de importações e exportações. 
 
Conta, atualmente, com cerca de 78 milhões de habitantes. 
 

Nanjing 

 
A capital de Jiangsu é um grande centro industrial, comercial e cultural. Os principais sectores são as industrias da eletrónica , automóveis, petroquímica, ferro, aço e texteis. 
 
Nanquim ou Nanjing possui uma área total de 6 598 quilómetros quadrados, estando situada numa das maiores zonas económicas da China, o delta do Rio Yangtzé. Tem cerca de 10 milhões de habitantes, que comparando com Portugal, representa a totalidade da população do nosso país. 
 
O nome "Nanjing" significa "capital do sul" (nan (南) = "sul", jing (京) = capital"), possivelmente em oposição a "Pequim", que significa "capital do norte".
<< 1 | 2

O meu nome é Luísa Gomes, tenho 20 anos e estou no último ano da licenciatura de Gestão no ISCTE Business School. Sou natural de Coimbra, Portugal.

Nos próximos 5 meses irei estar em Nanjing, China a terminar os meus estudos, no âmbito de um programa de intercâmbio realizado entre a minha faculdade e a correspondente em Nanjing. 

A criação deste site, associado a um blogue, surgiu para contornar um obstáculo encontrado, que é o da falta de liberdade de expressão e imprensa, que põe em causa o contacto com o mundo através de, por exemplo, redes sociais. Assim, surge com intuito de relatar todas as minhas aventuras, experiências e factos da sociedade chinesa, bem como divulgar o meu projecto "Uma experiência de vida - Relato de uma viagem pela China na 1ª pessoa". Este consistirá no desenvolvimento de competências académicas, empresariais e sociais e no estabelecimento de contacto entre Portugal e a China.

A actividade lectiva circunscrever-se-á a uma pequena parte do tempo disponível, sendo que haverá lugar à execução de outras actividades fundamentais no âmbito do projecto que vos apresento - voluntariado e promotoria empresarial. Ou seja, será uma viagem multidisciplinar caracterizada por uma itinerância constante, em diversas regiões, por deslocações a empresas e pela prestação de serviços. Para tal, contarei com o patrocínio da Associação Tempos Brilhantes, a qual vou representar durante toda a viagem, e com os contactos que estabelecerei ao longo do tempo.

Espero que me acompanhem nesta viagem e nas minhas aventuras. Vai ser algo único que quero partilhar com vocês!

 

Dá a tua opinião!

Mamy

Linda a tua história 30-08-2014
ÉS uma grande mulher, aproveita todos os momentos, tens um presente e um futuro muito promissor. Vou aguardar pela tua próxima aventura.

the end

mamy 10-08-2014
Qunado terminas a tua história na China?

Alunos- Inglês

mamy 16-05-2014
Numa das póximas aulas podiam fazer um pequeno texto sobre o país onde vivem e tu falavas do teu e mostravas-lhes a bandeira portuguesa e imagens de Portugal. Se precisares de fotos envio.

Herbalife- Cristiano Ronaldo

mamy 25-04-2014
Queres que leve herbalife? è muito bom, comprei uma embalagem para experimentar, como o Cristiano Ronaldo

Re:Herbalife- Cristiano Ronaldo

LuísaGomes 27-04-2014
Ahah, se ainda tiveres traz uma para experimentar :)

ocúlos de sol

mamy 25-04-2014
Conheço esses óculos de sol?

Re:ocúlos de sol

LuísaGomes 27-04-2014
Não mamy, são novos!

Necessidades fisiológicas.

mamy 15-04-2014
E os adultos tb. fazem na rua?

Re:Necessidades fisiológicas.

LuísaGomes 15-04-2014
Que eu tenha visto não. Era o que mais faltava! Os bebés fazem porque é mais fácil, fazem na rua, fazem no caixote do lixo e até já vi fazerem num lago que havia dentro de um centro comercial!!

lá se foi o Chinês

Pai Pedro 15-04-2014
parecia-me um bom partido... falava inglês e tudo!

Re:lá se foi o Chinês

LuísaGomes 15-04-2014
Pode ser que apareça mais algum chinoca que fale bem inglês e queira ir para Portugal :D

Chinês

mamy 12-04-2014
Gostei do teu amigo Chinês, conversa muito esclarecedora.

Gostei de Suzhou

Mamy 04-04-2014
Realmente através de ti estou a conhecer um mundo que desconhecia, gosto dessa mistura das tradições antigas misturadas com as modernices. Ès uma grande contadora de história, conhecendo-te como conheço, imagino o que passas-te com o pé da Sr. Chinesa e a tossir para cima de ti. Estou admirada com o preço do hostel e a qualidade. Bem que gostaria de passear por aí contigo. Já fizemos bons passeios, mas estes são completamente diferentes.
Beijos, estuda muito...

Tia Belita

mamy 03-04-2014
Muitos , muitos beijinhos da tia Belita, ficou muito feliz de saber que estás bem.

Re:Tia Belita

LuísaGomes 04-04-2014
Obrigada tia! :) Vai acompanhando o blog e as fotos : Beijinhos para todos

Mamy

Luísa Leite 01-04-2014
Qd. contas mais das tuas aventuras?

.

Alguém 19-03-2014
Voltei :) Já vi que está tudo a correr bem e estás a gostar. Mantenho o que disse no primeiro comentário: tens coragem, não consigo evitar gostar disso.

Boa sorte!

Is possible?

Mamy LL 14-03-2014

From April 27 to May 9 am there.
Studying a cloth with culture, fun and a special night.
I want to go to Tibet by train , is possible ?

Os dias passam a correr mas vale a pena

Mamy 14-03-2014
Just Be

*

Joana Nabo 14-03-2014
admiro-te por tudo o que desejas, prometes e concretizas! Beijinho grande com saudades da tua amiga, prima e irmã..

1 | 2 >>

Novo comentário

Contactos

Estudar na China lleitegomes@gmail.com